O que é a Remar ?

A REMAR ( reabilitação de marginalizados), é uma organização não governamental fundada em 1982 em Vitoria Alava (norte de Espanha). Nasceu do desejo de ajudar todo o tipo de pessoas marginalizadas.​
A REMAR é um centro cristão que tem o privilégio de ser o instrumento pelo qual, só em Espanha mais de 100 000 tóxicodependentes foram retirados das ruas, prostituição e delinquência e foram ajudados na sua restauração espiritual,  fisica, pesiquica, profissional e familiar. Muitos deles foram reabilitados e retornaram ao seu emprego e ás suas famílias, enquanto outros permaneceram  na Remar para dedicar as  suas vidas a ajudar o necessitado, deixando  assim de ser um elemento negativo na sociedade para serem úteis e benéficos, dando-se a si mesmos para ajudar o próximo a sair de todos os tipos de problemas sociais,estando actualmente a trabalhar  em mais de 70 países diferentes, ajudando e cuidando os viciados em drogas , alcoólicos, crianças abandonadas, mães solteiras, prisioneiros, e todos os tipos de pessoas carênciadas.

Visão

A nossa visão, baseada no evangelho cristão, é de que cada indivíduo, homem ou mulher, na virtude da sua dignidade e igualdade fundamentais, sejam capazes, com seu próprio esforço, de ser o agente responsável pela sua melhoria material, seu progresso moral e seu desenvolvimento espiritual, e que possam disfrutar  de uma vida decente.

Missão

A missão da REMAR é melhorar as condições de vida das crianças, famílias e comunidades em países pobres e regiões, estabelecendo projectos que se auto financiam, de desenvolvimento e da sensibilização, com o alvo final de mudar as estruturas a fim de contribuir para a erradicação completa da pobreza.

Lutar contra a marginalização social, a fome, a má nutrição, a pobreza, a doença, o subdesenvolvimento e a falta de instrução. Trabalhar para a erradicação das causas estruturais que produzem estes problemas: injustiça, distribuição desigual da riqueza e das oportunidades entre indivíduos e povos, ignorância, preconceitos, falta da solidariedade, indiferença e a crise de valores humanos e cristãos.

HISTORIAL

A REMAR  ANGOLA- Centros Cristãos Gratuitos de Ajuda e Reabilitação, é uma ONG registada no Ministério da Justiça a fls. 1 do livro B3 do ano de 1997 sob o nº 11/97, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, que tem como objectivo a solidariedade social, com a sua sede em Luanda, de âmbito territorial nacional e trabalha na reabilitação e na reinserção de drogados, alcoólicos, mulheres e crianças maltratadas, orfãos, prostitutas, vagabundos e necessitados de uma maneira geral.

A REMAR ANGOLA faz parte integrante de Remar Internacional (Associação Cristã de Reabilitação e Reinserção de pessoas Marginalizadas), actualmente representada em mais de 70 países do mundo.


Em Angola começou as suas actividades em 1996  na cidade de Luanda e isto ainda em tempo de Guerra. Em momentos de grande tensão a Embaixada de Portugal reuniu com as ongs Portuguesas tendo aconselhado a que abandonassem o País por motivos de segurança mas entendemos que a missão teria que continuar e assim fomos permanecendo até ao dia de hoje. De Luanda estendeu-se ás provincias de Kwanza Sul e Benguela.

Por ocasião do  424º. Aniversário da fundação da cidade de Luanda aos 25 de Janeiro do ano 2000 a Remar recebeu um Diploma de Mérito pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento e valorização da Cidade de Luanda.
Até á presente data a Remar tem mantido as suas portas abertas para atender a todos que a elas recorrem em busca de auxilio.

A formação académica e profissional ocupam um lugar de grande importância no ministério visto a grande necessidade em que se encontram os jovens e adolescentes e muito embora o Governo esteja a fazer um grande esforço para dar resposta ainda assim podemos constatar que muitos desde jovens não têm acesso nem á escolaridade nem á formação profissional.

Durante estes anos passaram pelos centros da Remar Angola ao redor de 5000 pessoas dos quais alguns permaneceram, outros foram reabilitados e reinseridos na sociedade, e muitas crianças foram também com o auxilio do MINARS reinseridas nas suas familias das quais se encontravam separados pela guerra.

A REMAR dá apoio de forma gratuita e conta com o ajuda e patrocínios de Empresas, Particulares, Igrejas, Cooperações, Embaixadas, etc.

A Remar Angola conta também com uma escola com 4 salas de aulas onde estudam cerca de 500 alunos de forma gratuita estando ao encargo da Remar todos os gastos que vão desde o lápis até ao salário dos professores.

Estrada Direita de Calumbo S/N

(Ao lado da Escola de Condução BANA)

Viana - Luanda, Angola

Tel: +244 936 596 945

remarangola@gmail.com